Notícias

FacebookInstagramLinkedInYouTubeTwitter
FacebookInstagramLinkedInYouTubeSpotify

segunda-feira, 17/06/2024

De 1 a 6 de julho de 2024 irá decorrer a Summer School "A transformação digital da indústria do vinho e enoturismo", organizada pela Universidade do Minho em colaboração com o projeto CodeAI - Collaborative development of AI capabilities in SMEs.  


O evento é coordenado pela Professora Isabel Ramos, do Departamento de Sistemas de Informação da Escola de Engenharia da UMinho e conta com a participação de docentes da Universidade do Minho, bem como docentes de Universidades Europeias de grande prestígio.


Mais informações em https://codeai-project.eu/ 

2024

quinta-feira, 06/06/2024

Open Day (2) Mestrados da Escola de Engenharia

Gualtar - Braga

https://www.engium.uminho.pt/

https://www.eng.uminho.pt/

https://megsi.dsi.uminho.pt/

https://msi.dsi.uminho.pt/

https://mti.dsi.uminho.pt/

https://meti.eng.uminho.pt/

#dsi #tsi #uminho #dsiuminho #eeum #mestrados #msi #meti #mti  #megsi 

terça-feira, 04/06/2024

Open Day (1) Mestrados da Escola de Engenharia

Azurém - Guimarães


https://www.engium.uminho.pt

https://www.eng.uminho.pt/

https://megsi.dsi.uminho.pt/

https://msi.dsi.uminho.pt/

https://mti.dsi.uminho.pt/

https://meti.eng.uminho.pt/

#dsi #tsi #uminho #dsiuminho #eeum #mestrados #msi #meti #mti  #megsi 

terça-feira, 14/05/2024

RCIS 2024

The RCIS conference aims at providing an international forum for scientists, researchers, engineers and developers from a wide range of information science areas to exchange ideas and approaches in this evolving field.

Organised for the 18th time in a row, RCIS 2024 will be held from May 14-17, 2024, in Guimarães, Portugal (www.rcis-conf.com/). The first edition was organized in 2007 in Ouarzazate, Morocco. 

sexta-feira, 12/01/2024

Na passada quarta-feira, 10 de janeiro, realizou-se a primeira reunião presencial da Comunidade de Prática em Engenharia de Software (CPES) da U. Minho. O evento teve quatro momentos principais:

 -Comunicação sobre o Programa IDEA, pelo Professor Manuel João Costa (Pró-Reitor da U. Minho para os Assuntos Estudantis e Inovação Pedagógica)

 -Agradecimentos aos parceiros da edição 2023/24: Neadvance, Transportes Urbanos de Braga, e o Instituto CCG/ZGDV;

 -Mesa-redonda sobre os "Cenários de Futuro no Ensino da Engenharia de Software", com a participação do Professor Manuel João Costa (UM/PRT), Professor Ricardo Machado (UM/DSI), Professor João Pascoal Faria (U.Porto/FEUP), e da aluna MEGSI Maria Beatriz Morais;

 -Prémios (Tecnologia e Áreas Chave; Metodologias e Processos; Impacto nas Organizações) para os alunos que mais se distinguiram nas UCs do primeiro semestre.


2023

terça-feira, 14/11/2023  

Esta sexta, 17 Novembro, entre as 13h30 e as 15h, teremos uma masterclass promovida pelo Mestrado em Tecnologias Interativas, no âmbito da Unidade Curricular de Inovação Digital com o tema "Keystones of Product: Product validation & Ideation, User-centered design, and Roadmap. Introduction to Design Thinking w/ Design Sprints". O orador será João Ferreira, Chief Product Office da Subvisual.


A sessão irá decorrer no Auditório do DSI e é aberta a todos os que estejam interessados em participar, sujeita apenas ao limite de lugares disponíveis. 

quinta-feira, 26/10/2023  


Vamos Experimentar a UMinho no DSI

Iniciativa decorre de 24 a 27 de outubro nos campi da universidade

O programa VEM - Vamos Experimentar a UMinho é uma iniciativa que vai acolher entre 24 e 27 de outubro alguns dos melhores estudantes dos 11º e 12º de escolaridade, provenientes de estabelecimentos de ensino do Norte de Portugal.

Ao longo dos quatro dias, haverá sessões que privilegiam o contacto direto com o contexto académico, proporcionando aos cerca de 160 jovens participantes a oportunidade de trabalharem lado a lado com profissionais da UMinho. As atividades repartem-se pelas diferentes áreas científicas da universidade, integrando os estudantes de acordo com as suas escolhas, em equipas de investigação e sessões específicas das diversas áreas de conhecimento disponíveis.

Esta iniciativa assume-se como um programa especial, que valoriza e promove a ligação à comunidade académica. Os jovens participantes experienciam áreas de estudo cobertas pela oferta educativa e pela investigação científica, conhecendo a estreita relação entre estas duas componentes fundamentais do conhecimento.

O programa é cofinanciado pelo Programa Operacional Capital Humano (POCH), pelo Programa Portugal 2020 e pelo Fundo Social Europeu.

+Info: www.uminho.pt/PT/ensino/Futuros%20Estudantes/VEM

sexta-feira, 20/10/2023  

UMinho tem 65 cientistas entre os mais citados do mundo

 

A Universidade do Minho tem 65 cientistas no grupo dos 2% mais citados do mundo ao longo do último ano, segundo um estudo da Universidade de Stanford (EUA) e do grupo editorial Elsevier. A lista, chamada “World’s Top 2% Scientists 2023”, inclui 210 mil cientistas, sendo 790 deles ligados a instituições de Portugal. A UMinho surge com 16 unidades representadas e mais oito investigadores face a 2022, sendo que o seu primeiro cientista na lista global é Fernando Pacheco-Torgal (6809º lugar).

 

O documento apresenta os melhores investigadores do planeta por 22 áreas e 174 disciplinas, considerando o seu índice, o volume de publicações e as citações dos seus trabalhos, segundo dados da base Scopus até setembro de 2023. Esta lista anual surgiu em 2019, com o objetivo de criar um repositório público sobre o impacto e a influência dos investigadores no progresso do conhecimento científico e para combater abusos de autocitação.

 

- CEB - Centro de Engenharia Biológica (14 cientistas): António Vicente, Artur Cavaco-Paulo, Eduardo Gudiña, Joana Azeredo, José António Teixeira, Lígia Rodrigues, Lucília Domingues, Madalena Alves, Mariana Henriques, Miguel Gama, Nuno Cerca, Ricardo Pereira, Russell Paterson e Sónia Silva

- Grupo 3B’s (11): Banani Kundu, Manuela Gomes, Miguel Oliveira, Nuno Neves, Rui L. Reis, Sandra Pina, Simone Silva, Subhas Kundu, Rui Domingues, Tiago Silva, Vitor Correlo

- Centro Algoritmi (7): João Luís Afonso, João Varajão, Joaquín Torres-Sospedra, Leonilde Varela, Paulo Cortez, Sandro Pinto e Vítor Monteiro

- CMEMS - Centro de Microssistemas Eletromecânicos (7): Bruno Henriques, Fatih Toptan, Flávio Bartolomeu, Filipe Samuel Silva, Hélder Puga, Júlio Souza, Paulo Flores

- CF - Centro de Física (6): Carlos Miguel Costa, Clarisse Ribeiro, José González-Méijome, Nuno Peres, Pedro Martins e Vasco Teixeira

- ISISE - Instituto para a Sustentabilidade e Inovação em Estruturas de Engenharia (4): Joaquim Barros, José Sena-Cruz, Mayank Mishra, Paulo Lourenço

- 2C2T - Centro de Ciência e Tecnologia Têxtil (3): Andrea Zille, Helena Felgueiras, Raul Fangueiro

- ICVS - Instituto de Investigação em Ciências da Vida e Saúde (3): António Salgado, Bruno Costa, Nuno Sousa

- CBMA - Centro de Biologia Molecular e Ambiental (2): Jorge M. Pacheco, Ronaldo Sousa

- CQ - Centro de Química (2): Rita Figueira, Daniela Correia

- CIEC - Centro de Investigação em Estudos da Criança (1): Assunção Flores

- CTAC - Centro de Território, Ambiente e Construção (1): Fernando Pacheco-Torgal

- ICS - Instituto de Ciências Sociais (1): Anabela Carvalho

- ICT - Instituto de Ciências da Terra (1): José Brilha

- IPC - Instituto de Polímeros e Compósitos (1): Loic Hilliou

- NIPE - Núcleo de Investigação em Políticas Económicas e Empresariais (1): José Carlos Pinho

sexta-feira, 31/03/2023  

UPA - UMinho Portas Abertas (DSI)

https://lnkd.in/d4G69SnJ 


A UPA Digital é uma iniciativa que pretende abrir as portas da UMinho à distância, proporcionando aos estudantes do ensino secundário, pais e encarregados de educação, professores e orientadores vocacionais uma interação direta com docentes e estudantes da UMinho. 

terça-feira, 31/01/2023  

No âmbito do projeto CRISIS - https://crisisproject.eu/ - realiza-se na próxima sexta-feira, dia 3 de fevereiro de 2023, uma sessão de divulgação do projeto e do seu primeiro resultado, ferramenta de auto-avaliação de compettências para a promoção da resiliência das cidades. A Universidade do Minho é um dos parceiros do projeto CRISIS - https://crisisproject.eu/who-we-are/, que tem por principal objetivo o desenvolvimento de formação para responsáveis pelo planeamento e desenvolvimento dacapacidade de resiliência das cidades. O projeto está alinhado com as políticas europeias em vigor, contribuindo para o desenvolvimento de competências digitais para smart cities e, em simultâneo, para a resiliência das cidades.


A participação neste evento pode ser presencial ou online, e a inscrição pode ser feita em https://forms.gle/c2Qc9epKprENUwkg7

A investigadora responsável é Isabel Ramos da Escola de Engenharia e pode ser contactada através do email iramos@dsi.uminho.pt

2022

quarta-feira, 23/11/2022  

ELEIÇÕES NA AIS.SC UMinho 2022/2023
AIS.SC UMinho – Association for Information Students, Student Chapter, University of Minho 

quarta-feira, 19/10/2022  

DEFESA DA TESE DO PROGRAMA DOUTORAL EM TECNOLOGIAS E SISTEMAS DE INFORMAÇÃO - MARGARIDA PAULA DE ALMEIDA SIMÕES CARDOSO

Informa-se que no dia 19 de outubro se realizará a defesa da tese do Programa Doutoral em Tecnologias e Sistemas de Informação - Margarida Paula de Almeida Simões Cardoso . Tema da Tese: 'Open innovation strategies in resilient micro-firms and SME: Navigating non-knowledgeable grouds'.

Local: As provas serão realizadas na Sala de Atos (CA-02-00-32-23) da Universidade do Minho, no Campus de Azurém, em Guimarães, com a presença de público limitado a um número máximo de vinte pessoas, podendo também ser acompanhadas através do link de acesso à videoconferência em: https://videoconf-colibri.zoom.us/j/93248884066

Orientador: Isabel Maria Pinto Ramos

Júri:

Reitor da Universidade do Minho;

Doutora Isabel Maria Pinto Ramos, Professora Associada com Agregação do Departamento de Sistemas de Informação da Escola de Engenharia da Universidade do Minho;

Doutor Rui Manuel Dinis Sousa, Professor Auxiliar do Departamento de Sistemas de Informação da Escola de Engenharia da Universidade do Minho;

Doutora Winnie Ng Picoto, Professora Associada do ISEG - Instituto Superior de Economia e Gestão;

Doutora Andréa Steil, Professora Associada do Departamento de Psicologia da Universidade Federal de Santa Catarina, Brasil.

Hora: 14:30

quinta-feira, 06/10/2022  

Diploma de Reconhecimento de Mérito Pedagógico

·        Luís Fernando Faria Ferreira

·        João Eduardo Quintela Alves Sousa Varajão

·        Carlos Filipe Silva Portela

·        João Álvaro Brandão Soares Carvalho

 

Diploma de Reconhecimento de Mérito de Publicação Científica

·        João Eduardo Quintela Alves Sousa Varajão

·        Paulo Alexandre Ribeiro Cortez


Mais informação em UMdicas

18 e 22 de julho 2022

Verão no Campus -  DSI

O Verão no Campus decorre anualmente em julho, em Braga e Guimarães, e pretende ser, não só um espaço de aprendizagem para jovens alunos do ensino secundário, mas também fomentar o espírito de trabalho em equipa, e laços de amizade e confiança mútua, através das diversas atividades pedagógicas, lúdicas e culturais levadas a cabo em ambiente universitário. Os estudantes têm ainda a oportunidade de conhecer as cidades de Braga e Guimarães, de conviver com colegas de diferentes regiões geográficas e de aprenderem enquanto se divertem a experimentar as ações científicas, culturais e desportivas propostas.

Conta com um programa que abrange diferentes áreas científicas, onde são promovidas atividades de ensino não formal nas áreas de arquitetura, matemática, química, arqueologia, sociologia, direito, educação, engenharia, letras, entre outras.

Em todas as tarefas os participantes são acompanhados por professores, investigadores e alunos da Universidade - os "padrinhos UMinho".

Os jovens têm, pois, a possibilidade de passar umas férias diferentes, junto dos alunos e dos professores da Universidade do Minho, nas instalações da instituição, e aprendem enquanto se divertem, ao mesmo tempo que descobrem a área científica que mais se enquadra nas suas preferências e aptidões.
A edição de 2022 da iniciativa decorrerá entre os dias 18 e 22 de julho.

Mais informação em uminho.pt

quinta-feira, 21/07/2022  

Nova direção toma posse no Departamento de Sistemas de Informação


Isabel Maria Pinto Ramos e Maria João Mesquita Rodrigues Cunha Nicolau Pinto tomaram posse como diretora e diretora-adjunta, respetivamente, do Departamento de Sistemas de Informação, para o biénio 2022/2024. A cerimónia decorreu no passado dia 21 julho, na sala de reuniões do DSI, na presença de vários elementos do departamento.