Universidade do Minho  

           
 
  Autenticação/Login
 
Homepage
Contactos
Mapa do Site
   
  imprimir
 


Apresentação 

A evolução e disseminação das tecnologias que lidam com informação codificada digitalmente tem vindo a provocar profundas mudanças em diversas esferas das nossas vidas. Estas mudanças constituem-se como fascinantes desafios à comunidade académica e aos profissionais cujas áreas de actuação estão relacionadas com a criação de novos artefactos baseados naquelas tecnologias, sobretudo quando potenciam formas inovadoras de participação no trabalho e na sociedade, e com os processos de adopção e exploração dessas tecnologias em contextos de trabalho ou outros contextos que envolvem interacção social.

O Departamento de Sistemas de Informação reúne docentes e investigadores cujas valências e interesses de ensino e de I&D estão fortemente relacionados com aqueles desafios. O departamento assume como essencial à sua actuação a combinação de competências de criação de artefactos baseados em tecnologias da informação com competências que resultam da compreensão dos fenómenos humanos e sociais associados à adopção e exploração desses artefactos e à utilização de informação. É prestada especial atenção às organizações (empresas e outras instituições, públicas ou privadas), enquanto espaços particularmente relevantes onde tais fenómenos ocorrem.

O Departamento de Sistemas de Informação apresenta-se associado à área científica de Tecnologias e Sistemas de Informação (information systems and technologies), área que a nível internacional aparece também com as designações de Sistemas de Informação (information systems) ou Sistemas de Informação de Gestão (management information systems). Reflectindo o que atrás foi dito a propósito das competências e interesses do departamento, esta área inclui práticas de I&D e de ensino que combinam paradigmas da engenharia e das ciências humanas e sociais.

A criação do Departamento de Sistemas de Informação em 1999 resultou da autonomização de uma das áreas de actuação do Departamento de Informática – informática de gestão/sistemas de informação. Com a criação no início dos anos de 1990 de uma nova licenciatura nesta área – a Licenciatura em Informática de Gestão, actualmente Licenciatura em Tecnologias e Sistemas de Informação - esta área aumentou significativamente a sua dimensão e capacidade de realização tendo assim justificado constituir-se como novo departamento.


 
  © 2017 Universidade do Minho  - Termos Legais  - actualizado por DSI Símbolo de Acessibilidade na Web D.